Pesquisas arqueológicas no litoral norte de Santa Catarina

Etapa de licenciamento ambiental foi realizada em área que receberá empreendimento imobiliário.

De acordo com a legislação brasileira, a implantação dos empreendimentos imobiliários como loteamentos e condomínios residenciais precisam passar por diversas etapas para serem executadas, dentre elas, a execução de licenciamento ambiental. Sendo assim, pesquisadores da Espaço Arqueologia foram a campo para realizar a etapa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação do residencial Costa Verde, empreendimento imobiliário que será instalado no município de Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina.

Durante essa etapa da pesquisa foram realizadas avaliações por meio de caminhamentos e escavações de poços-testes, permitindo a observação de possíveis ocorrências arqueológicas em superfície e subsuperfície. Entretanto, nenhum vestígio arqueológico foi identificado nas áreas de influência do empreendimento.

Além das atividades de campo, foram realizadas ações de esclarecimento e divulgação da pesquisa junto aos moradores das imediações do terreno avaliado. Na oportunidade, foram prestados esclarecimentos sobre a necessidade da pesquisa arqueológica, bem como, foi enfatizado a importância sobre a preservação do patrimônio material deixados pelos grupos que habitavam a região antes da chegada dos europeus. Essas ações buscam despertar o interesse pelo tema, para que assim possa haver o entendimento de que é nossa responsabilidade preservar os patrimônios arqueológicos.