Investigação Arqueológica em área de empreendimento imobiliário no litoral de Santa Catarina.

Levantamento arqueológico no município de Penha atende condicionante de licenciamento ambiental.



No mês de março, uma equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia foi a campo para Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de implantação do empreendimento imobiliário Skyline Comfort Club, a ser instalado no município de Penha, litoral norte de Santa Catarina.

O residencial contará com a construção de estruturas permanentes, que compõe o arranjo geral do empreendimento, e de estruturas provisórias, como o canteiro de obras – necessário apenas no decorrer do período de implantação. Devido a tais fatores, a etapa de análise de um possível impacto ao patrimônio arqueológico é fundamental. Sendo assim, foi aprovado em projeto uma metodologia que consiste na escavação de poços-testes, que permitem uma análise superficial, e caminhamentos, que possibilitam uma observação subsuperficial, ambas técnicas são importantes para a verificação de materiais arqueológicos nas áreas de influência de um empreendimento.

Após a execução da etapa descrita nenhum vestígio arqueológico foi identificado. Paralelo às atividades de campo, foram realizadas ações de esclarecimento e divulgação da pesquisa junto aos moradores sediados nas áreas de entorno do terreno. Nestas atividades foram prestados esclarecimentos sobre a necessidade de realização da pesquisa arqueológica, bem como, foi enfatizado a importância sobre a preservação dos bens materiais e imateriais.

Entrevistados receberam folders que demonstram as etapas da pesquisa arqueológica na área do licenciamento ambiental e sobre o modo de vida dos principais grupos humanos que habitaram a região antes do contato com os europeus. Estas ações objetivaram a socialização dos resultados das pesquisas arqueológicas junto à comunidade, despertando o interesse pelo tema e a necessidade de preservação do patrimônio arqueológico.