Pesquisa Arqueológica é realizada na região metropolitana de Curitiba

Investigação Arqueológica em área de empreendimento imobiliário no litoral de Santa Catarina.
25 de março de 2020
Arqueologia e Paisagem: apontamentos para o Planalto Norte de Santa Catarina
27 de março de 2020

Área de execução do Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba, em Curitiba, passa por avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico.



O Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba consiste em ações para a recuperação socioambiental de uma área localizada nas proximidades do encontro das Bacias dos rios Barigui e Iguaçu, no extremo sul de Curitiba, inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Iguaçu. Este projeto consiste ainda na realocação de famílias que ocupam áreas de risco, para habitações regularizadas e infraestruturadas, propondo soluções técnicas que permitam a ampliação e melhoria dos sistemas de drenagem, promovendo o escoamento regular das águas pluviais prevenindo inundações locais. Estão previstos neste projeto, a implantação de um talude para contenção de cheias, sistema de microdrenagem da área protegida, construção de um parque linear ambiental com áreas de esporte e lazer, área de agricultura urbana, reconstituição de mata ciliar, urbanização de faixa edificável, implantação de infraestrutura viária e a instalação de infraestrutura de transportes, saneamento, abastecimento de água e energia elétrica.

Sendo assim, buscando contribuir para o desenvolvimento deste projeto, no âmbito do processo de licenciamento ambiental, foi realizado em campo, a etapa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico, prevista na Instrução Normativa do IPHAN nº 001/2015. Nesta etapa, o principal objetivo consiste na avaliação das áreas de influência do empreendimento, por meio de pesquisas bibliográficas e levantamentos de campo, compostos por linhas de caminhamentos para as verificações de superfície e a escavação de poços-teste com cavadeira articulada para as verificações da subsuperfície do terreno, sendo todo esse processo registrado em fotografias digitais e registros escritos das informações sobre os aspectos da paisagem e dos compartimentos ambientais prospectados. Como resultado desta pesquisa, nenhum vestígio arqueológico foi identificado nas áreas previstas para receberem as obras de instalação deste empreendimento.

Ainda no âmbito deste projeto, foram realizadas ações de esclarecimento e divulgação da pesquisa junto à Escola de Ensino Fundamental Profª. Joana Raksa e também junto aos moradores sediados nas áreas mais próximas ao empreendimento. Nestas atividades foram prestados esclarecimentos sobre a necessidade de realização da pesquisa arqueológica, bem como, enfatizado a importância das pesquisas científicas para a preservação do patrimônio arqueológico. À todos que participaram destas atividades foram distribuídos dois materiais didático-informativos, sendo o primeiro, composto por conteúdo referente as etapas da pesquisa arqueológica no âmbito dos processos de licenciamento ambiental; e, um segundo folder contendo informações teóricas e gráficas abordando os principais aspectos culturais dos grupos humanos que habitaram o planalto meridional brasileiro antes da colonização europeia do território.

Estas ações objetivaram a socialização dos resultados das pesquisas arqueológicas junto à comunidade, despertando o interesse pelo tema e a necessidade de preservação do patrimônio arqueológico.
SOLICITE ORÇAMENTO