Estudo no vale do rio Pedrinho, região centro-sul do Paraná

Pesquisa revela conjunto de sítios arqueológicos no vale do rio Marrecas
14 de junho de 2022
Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico em Diamantino
27 de junho de 2022

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Pesquisa arqueológica aconteceu nos municípios de Boa Ventura de São Roque e Turvo.

A avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico atende a Instrução Normativa nº 001/2015, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e envolve levantamentos bibliográficos e atividades de campo, como ações de prospecções de superfície e subsuperfície no terreno.

Essa etapa da pesquisa tem por objetivo verificar se, nas áreas previstas para a instalação de empreendimentos, há sítios arqueológicos e, caso haja, quais impactos podem ser gerados. A realização desse estudo marca também o cumprimento da Lei n° 3924/61, que protege os sítios arqueológicos, e da Lei n° 9605/98, que define que destruir sítios arqueológicos é considerado crime ambiental.

Dessa forma, buscando cumprir com a legislação, uma equipe de arqueólogos da Espaço Arqueologia foi até a área de implantação de uma central geradora hidrelétrica, a ser instalada no curso do rio Pedrinho, o qual atravessa os municípios de Boa Ventura de São Roque e Turvo, região centro-sul do Paraná.

Na pesquisa de campo, foram feitos caminhamentos sistemáticos e escavados poços-teste, de forma manual, por toda a poligonal de pesquisa, para as verificações de superfície e subsuperfície do terreno. Como resultado, não foram encontrados vestígios arqueológicos.

Junto à comunidade local, outra ação importante realizada na oportunidade consistiu na divulgação e esclarecimento sobre os bens culturais acautelados da região. Além das informações prestadas, foram também distribuídos materiais informativos constituídos por dois folders, sendo o primeiro composto por informações relacionadas ao desenvolvimento das pesquisas arqueológicas no âmbito do licenciamento ambiental; e o segundo com informações referentes aos principais aspectos culturais inerentes aos grupos humanos que habitaram o Planalto Meridional antes do contato com os colonizadores.
SOLICITE ORÇAMENTO