De volta aos Campos de Guarapuava

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Equipe da Espaço Arqueologia realiza pesquisa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em empreendimento de distribuição de energia elétrica

Mais uma etapa de estudos arqueológicos foi desenvolvida nas áreas de implantação da LDAT 138 kV Vila Carli – Turvo, que será instalada entre os municípios de Guarapuava e Turvo, região centro-sul do Paraná.

A primeira etapa da pesquisa, denominada Avaliação de Potencial de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (APIPA), foi realizada entre os meses de agosto e outubro de 2018, momento em que um sítio arqueológico foi mapeado e o alto potencial arqueológico da região foi constatado.

Cortado pelo curso dos rios Coutinho e Cachoeiras, o eixo da linha de distribuição percorre cerca de 51 quilômetros por áreas de relevo ondulado, atualmente utilizadas, em sua maioria, para fins agrícolas. Por suas características ambientais, as áreas investigadas apresentam, de modo geral, alto potencial arqueológico e, por isso, na etapa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (AIPA), todas as praças de torres que compõem o empreendimento, foram sistematicamente prospectadas.

A referida etapa – AIPA – foi realizada entre os meses de junho e agosto de 2019 e, nesta, nenhum novo sítio arqueológico foi identificado. Portanto, como resultado geral das atividades de avaliação de impacto nas áreas afetadas pela LDAT 138 kV Vila Carli – Turvo, um sítio arqueológico foi identificado, o qual, deverá ser objeto de ações que garantam sua salvaguarda.