Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em Barra Velha

Sítio arqueológico recebe medidas de proteção
4 de agosto de 2023
Sítio Tupiguarani recebe pesquisas complementares em Florianópolis
30 de agosto de 2023

Novo estudo foi executado pela equipe da Espaço Arqueologia no município de Barra Velha, litoral norte de Santa Catarina.

Projeto integrante do licenciamento ambiental de um empreendimento imobiliário, o estudo contou com prospecções sistemáticas de superfície e subsuperfície, por meio das quais a equipe buscou evidências arqueológicas na área que será afetada pelas obras no futuro. Como resultado das técnicas aplicadas não foram identificados vestígios arqueológicos.

De acordo com Valdir Schwengber, arqueólogo coordenador da pesquisa, “a área do estudo apresenta alto potencial arqueológico por ser um cordão de duna estável, localizado entre a linha de costa e as planícies do interior. Em locais como esse é comum serem encontrados sítios pré-coloniais associados a povos Jê Meridionais e Guarani, e sítios históricos dos séculos 18 e 19.”

Schwengber lembra, ainda, que no município de Barra Velha há quatro sítios arqueológicos pré-coloniais, que foram recentemente recadastrados pela equipe da Espaço Arqueologia, e representam uma parcela do patrimônio arqueológico regional.

Por fim o arqueólogo destaca que “além das pesquisas na área do empreendimento, foram realizadas atividades de esclarecimento e divulgação dos bens acautelados existentes em Barra Velha. Tais ações foram direcionadas ao público local e tem o objetivo de aproximar a comunidade do Patrimônio Cultural cadastrado no município.”
SOLICITE ORÇAMENTO