Pesquisa arqueológica no município de Cordeirópolis, estado de São Paulo

Arqueologia no curso do Rio Chopim, sudoeste do Paraná.
10 de agosto de 2020
Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em Mogi das Cruzes
21 de agosto de 2020

Área estudada receberá um empreendimento imobiliário

Localizado na região metropolitana de Piracicaba, Cordeirópolis está próximo de grandes cidades como Limeira e Rio Claro, situado na Unidade Morfoescultural da Depressão Periférica Paulista, ou seja, em um terreno mais baixo em relação ao planalto do entorno. A região encontra-se sobre rochas da Bacia do Paraná resultantes de sedimentos mesozoicos, formados entre 250 e 65 milhões de anos atrás.

Cordeirópolis, particularmente, está implantado sobre terrenos de relevo suave, com vales pouco profundos dissecados por pequenos cursos de água, ao contrário de Rio Claro, que tem a oeste de sua malha urbana terrenos de relevo escavado pelos rios Corumbataí e Cabeça e seus afluentes. A dissecação, no caso, está associada ao processo natural de erosão do relevo.

Nestas áreas, onde estão assentados os cursos dos dois maiores rios, é que está situada a maior parte dos sítios arqueológicos mapeados na região de Rio Claro. Estes registros são resultado de pesquisas realizadas entre as décadas de 1950 e 1970 por pesquisadores vinculados à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e ao Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA). Cerca de uma centena de sítios arqueológicos foram mapeados nesse período, os quais são predominantemente superficiais, compostos por material lítico e cerâmico, concentrados às margens dos rios.

De lá para cá, poucos foram os estudos arqueológicos realizados nessa região, incluindo o município de Cordeirópolis. Pode-se dizer, ainda, que as pesquisas realizadas na última década são motivadas, exclusivamente, pela Arqueologia Preventiva, resultando em poucos sítios mapeados.

Foi no contexto do licenciamento e da Arqueologia Preventiva que a Espaço Arqueologia executou as pesquisas em Cordeirópolis, nas imediações da divisa com o município de Limeira. O terreno, até então utilizado no cultivo de cana e de soja, tem relevo suave, com encosta pouco íngreme que se encerra em um pequeno curso de água.

Na área dos projetos de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, foram aplicados os procedimentos metodológicos de prospecção superficial e subsuperficial – caminhamentos sistemáticos e escavação de poços-teste – contudo, nenhum vestígio arqueológico foi identificado.

Além das pesquisas executadas nas áreas destinadas aos empreendimentos imobiliários, foram realizadas conversas com moradores do entorno da área prospectada e, com isso, constatou-se a importância das antigas fazendas de café e cana para a formação econômica e política dos municípios dessa região, configurando-se como importantes registros da história e da memória local.
SOLICITE ORÇAMENTO