Estudos de Arqueologia Preventiva no litoral catarinense

Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico em Diamantino
27 de junho de 2022
Ambiente e arqueologia
26 de julho de 2022

Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico aconteceu em Itapoá

A arqueologia preventiva, como o próprio termo sugere, tem por principal finalidade a salvaguarda do Patrimônio Cultural. Para isso, são realizados estudos e pesquisas arqueológicas antes do início das obras de implantação de empreendimentos diversos. Quando constatada a existência de sítio arqueológico, conforme preconizam as leis de proteção ao patrimônio, é preciso que sejam tomadas as providências cabíveis, podendo ser desenvolvidas ações como a preservação in situ ou o salvamento arqueológico do sítio.

As técnicas de pesquisa empregadas são planejadas conforme as características do ambiente e, também, considerando o histórico das pesquisas arqueológicas já realizadas na região em estudo.

Desta forma, uma equipe da Espaço Arqueologia desenvolveu a etapa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico em duas áreas previstas para a implantação de empreendimentos do setor imobiliário.

Os trabalhos de campo aconteceram em Itapoá, Santa Catarina, e consistiram na execução das ações programadas no projeto de pesquisa. Linhas de caminhamentos sistemáticos e a escavação de poços-teste para as verificações da superfície e subsuperfície dos terrenos demonstraram que não há evidências arqueológicas nas áreas estudadas.

Outra ação inerente à arqueologia preventiva, consiste na divulgação e esclarecimento sobre o estudo. Os pesquisadores percorrem a comunidade visitando algumas residências e estabelecimentos comerciais, localizados nas imediações da área da pesquisa, para compartilhar com os moradores locais informações sobre arqueologia e os bens culturais acautelados da região.

Além das informações verbais, como forma de socializar o conhecimento arqueológico, os participantes das atividades receberam materiais didático-informativos, compostos por imagens e textos relacionados ao desenvolvimento das pesquisas arqueológicas no licenciamento ambiental de empreendimentos, abordando a temática da preservação do patrimônio arqueológico e também sobre o histórico de ocupação humana do litoral catarinense.
SOLICITE ORÇAMENTO