Ambiente e arqueologia

Estudos de Arqueologia Preventiva no litoral catarinense
20 de julho de 2022
Arqueologia e divulgação científica no estado do Mato Grosso
2 de setembro de 2022

Entenda a importância da compreensão do contexto do ambiente na pesquisa arqueológica

Na arqueologia, o estudo do ambiente auxilia e muito o trabalho do pesquisador. A observação atenta sobre os elementos que compõem a paisagem na área de desenvolvimento da pesquisa é uma importante ferramenta para a identificação de vestígios arqueológicos.

Os vales dos rios, por exemplo, são locais propícios para a ocupação humana. Esses ambientes reúnem elementos como água corrente, matérias-primas para elaboração de ferramentas em pedra, recursos vegetais e formas do relevo ideais para a instalação de uma habitação ou acampamento temporário. Por isso, espaços assim devem receber especial atenção da equipe de arqueologia no momento de realização da pesquisa de campo.

No licenciamento ambiental de aproveitamentos hidrelétricos, por exemplo, essa atenção deve ser redobrada, pois em geral os mesmos locais de alto potencial arqueológico são propícios para a instalação das estruturas que compõem esses empreendimentos.

Em estudo realizado recentemente pela Espaço Arqueologia no curso do rio do Corvo, que passa pelo município de Boa Ventura de São Roque, a equipe constatou essa correspondência com a identificação de um sítio arqueológico nas imediações da área diretamente afetada por uma CGH.

Os vestígios arqueológicos, compostos por materiais líticos lascados (pedra lascada) e fragmentos cerâmicos, foram encontrados sobre a superfície de uma suave elevação, distante 50 metros do leito do rio.

O sítio não será impactado pelo empreendimento, contudo, informações sobre sua existência serão apresentadas para análise e homologação do registro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que indicará as ações de salvaguarda que serão adotadas.

O que importa dizer, para o momento, é que em pesquisas associadas a empreendimentos hidrelétricos e outros, as características ambientais e os padrões de assentamento conhecidos para a região de estudo, devem ser considerados. Desse modo, os estudos trarão resultados mais assertivos e, consequentemente, contribuirão de modo efetivo para a valorização e preservação do patrimônio arqueológico.
SOLICITE ORÇAMENTO