Espaço Arqueologia inicia pesquisa na região central do Estado do Paraná

Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na região da Baía da Babitonga
9 de outubro de 2018
SAB promove encontro para discutir arqueologia regional
15 de outubro de 2018

Uma equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia está realizando investigações relativas ao Projeto de Avaliação de Potencial de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de implantação da Linha de Distribuição de Alta Tensão 138 Kv Vila Carli – Turvo e Subestação Turvo, à serem instaladas nos municípios de Turvo e Guarapuava, localizados no centro do Estado do Paraná.
A região é caracterizada pela presença de terras altas, chegando próximo aos 1200 metros acima do nível do mar em alguns pontos. Apresenta relevo formado por topos de colinas, entrecortados por cursos de rios, tornando o ambiente propício à ocupação humana. A presença de afloramentos de rochas como o quartzo e o arenito silicificado demonstram o potencial de oferta de material lítico para o talhe e, consequentemente, a produção de utensílios em pedra.
Os levantamentos realizados nesta etapa da pesquisa revelaram um cenário já conhecido dos pesquisadores com a identificação de áreas de alto potencial arqueológico. O objetivo principal desta fase da investigação consiste na realização de uma refinada vistoria e caracterização do ambiente, identificando na paisagem elementos atrativos para a ocupação ou a realização de atividades por grupos humanos pretéritos. Uma vez identificados estes locais, uma nova etapa de pesquisa deverá ser programada com o objetivo de prospectar sistematicamente as áreas elencadas como de alto potencial arqueológico.
Paralelo as atividades de campo, foram realizados neste projeto ações de divulgação da pesquisa junto aos moradores das localidades mais próximas à área do empreendimento. Aos participantes foram entregues materiais didático-informativos compostos por folders tratando das etapas da pesquisa arqueológica e da ocupação humana no planalto meridional brasileiro. Tais ações objetivaram promover a socialização dos resultados das pesquisas arqueológicas com a comunidade local, despertando o interesse pelo tema e desenvolvendo o senso de preservação do patrimônio arqueológico.

SOLICITE ORÇAMENTO