Acompanhamento Arqueológico no município de Paranavaí

Instalação de empreendimento imobiliário demandou atividades realizadas pela Espaço Arqueologia.

Localizado no noroeste paranaense, entre os rios Paraná e Ivaí, cuja junção resulta no nome da cidade, em Paranavaí estão registrados, segundo o Cadastro Nacional de Sítio Arqueológicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNSA-IPHAN), um total de 6 sítios arqueológicos. Compostos por vestígios líticos e cerâmicos, estes sítios representam desde as primeiras ocupações humanas na região, por comunidades caçadoras-coletoras, até ocupações de povos ceramistas mais recentes.

Tendo em vista este contexto regional, a equipe de pesquisa da Espaço Arqueologia realizou, no início do mês de setembro, o Acompanhamento Arqueológico das obras de implantação do Condomínio Pôr do Sol, localizado no bairro Sumaré, no município de Paranavaí. Apesar do conhecido potencial para a presença de vestígios arqueológicos no ambiente do empreendimento, como resultado da aplicação dos procedimentos de campo não foram identificados vestígios arqueológicos. Desta forma, foi possível garantir que a implantação do empreendimento não acarretasse nenhum impacto ao patrimônio arqueológico nacional.

As atividades desta pesquisa envolveram, ainda, ações de divulgação com os colaboradores da obra. O diálogo estabelecido teve a finalidade de aproximar os agentes sociais da pesquisa arqueológica, despertando a sensibilização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, viabilizado por ações como a pesquisa arqueológica prevista por lei no licenciamento ambiental, e, por fim, seu papel na compreensão das mais diversas formas de ocupação humana nos mais variados ambientes. Na oportunidade, foram apresentadas as características básicas dos vestígios que poderiam ser encontrados na região e os procedimentos necessários para sua salvaguarda.