Sítios arqueológicos inéditos em Campo Largo, Paraná

Cerâmica Tupiguarani ajuda a contar uma parte da história do litoral sul catarinense
17 de outubro de 2023
Etapa da pesquisa visa evitar danos ao Patrimônio Arqueológico
31 de outubro de 2023

A identificação aconteceu durante um projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico.

Três sítios pré-coloniais, caracterizados pela concentração de materiais líticos lascados, foram identificados no decorrer de um projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no município de Campo Largo, estado do Paraná.

Segundo o arqueólogo Oscar Pozzebon, um dos coordenadores da pesquisa, os sítios foram mapeados em áreas de relevo suave, próximos aos córregos que cortam o terreno avaliado. “Chama atenção o fato de os sítios estarem nas proximidades de áreas em que afloram blocos de quartzo, matéria-prima utilizada para a confecção dos artefatos líticos”, afirma o pesquisador.

Thiago Torquato, arqueólogo especialista em tecnologia lítica, complementa informando que “devido sua estrutura, o quartzo que aflora na região é uma matéria-prima pouco apropriada para o lascamento, por isso os artefatos encontrados geralmente são pequenos e caracterizam-se como lascas e núcleos cujas arestas são utilizadas para raspar.”

As marcas resultantes dessa utilização, denominadas retoques funcionais, são os principais elementos que ajudam na caracterização dos artefatos. “Os retoques funcionais são encontrados nas extremidades das lascas e núcleos e nos ajudam a confirmar a natureza arqueológica dos materiais líticos”, conclui Torquato.

Na atual etapa da pesquisa, as informações sobre os sítios arqueológicos serão apresentadas ao IPHAN para que o órgão efetive seu registro no Sistema Integrado e Conhecimento e Gestão (SICG) e indique quais medidas deverão ser tomadas para garantir a salvaguarda dos bens arqueológicos encontrados nos sítios.
SOLICITE ORÇAMENTO