Professores da Espaço Arqueologia ministram aulas de metodologia da pesquisa

Arqueólogos encontram seis sítios no sul de Santa Catarina
29 de novembro de 2017
Regulamentação da profissão de Arqueólogo é aprovada em Brasília
8 de dezembro de 2017

Em 2017 foi iniciado um novo curso de Pós-graduação em Arqueologia na Faculdade Capivari – FUCAP, em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT- Portugal) e com o apoio da Espaço Arqueologia e do Instituto Terra e Memória (ITM, Mação – Portugal). O curso de especialização visa proporcionar formação continuada tanto aos profissionais em arqueologia, quanto aos interessados advindos de outras áreas.
Nos últimos encontros do ano, os alunos tiveram aulas de Metodologia da Pesquisa, ministrada pelo professor Dr. Valdir Luiz Schwengber, com colaboração dos professores Dr. Jedson Francisco Cerezer e do Doutorando Raul Viana Novasco. Os docentes fazem parte da equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia.
O domínio sobre os métodos da pesquisa se mostra imprescindível para a produção do conhecimento, a apropriação das técnicas auxilia os pesquisadores sêniors e, ainda mais, aos iniciantes na investigação arqueológica, para as boas práticas da pesquisa. Igualmente, as aulas estiveram voltadas para a construção do projeto de pesquisa, tendo em vista o desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso de especialização, que prevê a entrega de um artigo que deverá ser objeto de publicação. 
Segundo o professor Raul Viana Novasco “para a elaboração do artigo, é preciso conhecer métodos e técnicas de coleta de dados, a fim de resolver um problema predeterminado e, assim, gerar conhecimento acerca do tema escolhido”. 
Primeiramente, é preciso delimitar o tema de interesse do acadêmico e formular o problema de pesquisa e, em seguida, eleger o método de abordagem e descrever o método de procedimento delineado.  A disciplina ajuda os estudantes a organizar ideias e traçar objetivos precisos para o aprofundamento da pesquisa, definindo estratégias para a resolução dos problemas de pesquisa formulados.
Durante as aulas, com uso de estratégias dinâmicas e muita interação dos alunos, foi solicitado para cada qual apresentar, para todos da sala, sua ideia de projeto e argumentar sobre a importância da pesquisa para a sociedade e comunidade acadêmica. Como resultado, os estudantes advindos de diversas áreas do conhecimento conseguiram delimitar tema, formular problemas, objetivos e justificativas de suas pesquisas que indicaram elementos para o delineamento da pesquisa, além de se envolverem ativamente na concepção dos trabalhos dos colegas. 
 
PROFESSORES DA ESPAÇO ARQUEOLOGIA MINISTRAM AULAS DE METODOLOGIA DA PESQUISA
A disciplina faz parte do curso de Pós-Graduação em Arqueologia da FUCAP
 
Em 2017 foi iniciado um novo curso de Pós-Graduação em Arqueologia na Faculdade Capivari – FUCAP, em parceria com a Espaço Arqueologia e o Instituto Terra e Memória de Mação (Portugal). O curso oferece formação continuada para pesquisadores em arqueologia e formação em arqueologia para profissionais de diversas áreas, com interesses em investigação na área.
 
Nos últimos encontros do ano, os alunos tiveram aulas de Metodologia da Pesquisa, ministrada pelo professor Dr. Valdir Luiz Schwengber, com colaboração dos professores Dr. Jedson Francisco Cerezer e do Doutorando Raul Viana Novasco. Os docentes fazem parte da equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia.
 
O domínio sobre os métodos da pesquisa se mostra imprescindível para a produção do conhecimento, a apropriação das técnicas auxilia os pesquisadores sêniors e, ainda mais, aos iniciantes na investigação arqueológica, para as boas práticas da pesquisa. Igualmente, as aulas estiveram voltadas para a construção do projeto de pesquisa, tendo em vista o desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso de especialização, que prevê a entrega de um artigo que deverá ser objeto de publicação.
 
Segundo o professor Raul Viana Novasco “para a elaboração do artigo, é preciso conhecer métodos e técnicas de coleta de dados, a fim de resolver um problema predeterminado e, assim, gerar conhecimento acerca do tema escolhido”.
 
Primeiramente, é preciso delimitar o tema de interesse do acadêmico e formular o problema de pesquisa e, em seguida, eleger o método de abordagem e descrever o método de procedimento delineado.  A disciplina ajuda os estudantes a organizar ideias e traçar objetivos precisos para o aprofundamento da pesquisa, definindo estratégias para a resolução dos problemas de pesquisa formulados.
 
Durante as aulas, com uso de estratégias dinâmicas e muita interação dos alunos, foi solicitado para cada qual apresentar, para todos da sala, sua ideia de projeto e argumentar sobre a importância da pesquisa para a sociedade e comunidade acadêmica. Como resultado, os estudantes advindos de diversas áreas do conhecimento conseguiram delimitar tema, formular problemas, objetivos e justificativas de suas pesquisas que indicaram elementos para o delineamento da pesquisa, além de se envolverem ativamente na concepção dos trabalhos dos colegas. 

SOLICITE ORÇAMENTO