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Dando sequência ao Projeto Integrado de Educação Patrimonial, na área de implantação da Linha de Transmissão 230 kV Figueira –
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No Projeto Integrado de Educação Patrimonial, na área de implantação da Linha de Transmissão 230 kV Figueira – Ponta Grossa
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Ao longo do segundo semestre de 2016, a Equipe de Educação Patrimonial realizou o primeiro Projeto Integrado de Educação Patrimonial,
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Como parte do Projeto Integrado para atender o inciso IV do Art. 2 da Portaria IPHAN nº 137/16, que prevê
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A equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia está realizando mais uma importante investigação arqueológica entre os estados de São Paulo
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A equipe da Espaço Arqueologia realizou, na primeira quinzena de setembro, no bairro Campeche (Florianópolis), uma pesquisa arqueológica de avaliação
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Para comemorar o quinto aniversário, a Espaço Arqueologia promoveu, no dia 22 de setembro, a 1ª Jornada de Investigação Arqueológica.
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A investigação arqueológica propicia contato com diferentes ambientes, muitos dos quais, de beleza ímpar. No entanto, deparar-se com animais peçonhentos
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O dia 23 de setembro foi reservado também ao debate sobre metodologias e perspectivas para a pesquisa arqueológica no âmbito
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Dando sequência ao Projeto Integrado de Educação Patrimonial, na área de implantação da Linha de Transmissão 230 kV Figueira – Ponta Grossa, aconteceu de 08 a 12 de agosto de 2016, o segundo encontro com alunos de nove escolas da região.
Durante o encontro, foi realizada uma oficina de arte rupestre e/ou de cerâmica, proposta consoante à ocorrência de sítios arqueológicos na região. O trabalho buscou provocar reflexões acerca dos processos pelos quais se produziam os artefatos arqueológicos num ambiente propício ao entendimento e à repetição da gestualidade, promover a desconstrução de preconceitos sobre povos indígenas, aproximando mais os estudantes das ocupações pré-coloniais de sua região.
O encontro também focou no Patrimônio Cultural, apontando exemplos de patrimônios regionais, ampliando a sensação de pertencimento do patrimônio cultural. Visando ao encontro subsequente, foi apresentado ainda o Inventário Participativo e a proposta de ampliação do conhecimento de patrimônio cultural foi entregue aos estudantes. Assim, junto a seus familiares, inventariaram um saber regional, previamente investigado pelos educadores na etapa do levantamento de cultura imaterial. As instituições do Estado do Paraná contempladas foram: C. E. Antônio Martins Mello (Ibaiti); C. E. Leão Schulmann (Figueira); C. E. Maria Diva Ribeiro (Curiúva); C. E. Alberto da Silva Paraná (Ventania); C. E. Presidente Vargas (Telêmaco Borba); E. M. Profª Yda Viana de Oliveira (Tibagi); C. E. Profª Maria Aparecida Nigoski (Castro); C. E. Eurico Batista Rosa (Carambeí) e C. E. Nossa Senhora da Graça (Ponta Grossa).

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