Monitoramento Arqueológico no município de Realeza, Paraná

Espaço Arqueologia promove Fóruns de Debate no sudoeste do Paraná
25 de maio de 2018
Curso de formação superior recebe professores da Espaço Arqueologia
13 de junho de 2018

Atividades referentes à implantação de um empreendimento hidrelétrico de pequeno porte na cidade de Realeza, sudoeste do estado do Paraná, levaram arqueólogos da Espaço Arqueologia a se envolverem no monitoramento arqueológico durante os meses de abril e maio de 2018. Trata-se da Central Geradora Hidrelétrica Nossa Senhora de Lourdes, instalada no curso do Rio Sarandi.
O monitoramento arqueológico é a etapa da pesquisa precedida pelo programa de diagnóstico arqueológico interventivo e pelo levantamento prospectivo das áreas de influência do empreendimento. Como resultado dos levantamentos de campo realizados no início de 2014, foi identificado um sítio arqueológico pré-colonial lito-cerâmico denominado Nossa Senhora de Lourdes I. O sítio apontou para o potencial arqueológico local, que resultou na necessidade de realização deste monitoramento arqueológico.
Durante o monitoramento arqueológico, foram acompanhadas as atividades que demandaram revolvimento do solo e supressão de vegetação, tendo em vista que essas ações possuem alto potencial de impacto sobre eventuais sítios arqueológicos presentes na área. Embora nenhum sítio arqueológico tenha sido identificado, destaca-se a importância desta pesquisa para o entendimento do ambiente onde será instalada a referida CGH, cujo conhecimento, juntamente com os sítios registrados na região, contribuem para um melhor entendimento da ocupação humana em âmbito regional.
Da mesma forma, outra importante contribuição desta pesquisa diz respeito às ações de educação patrimonial que foram desenvolvidas com os profissionais realizadores da etapa da instalação do empreendimento. As atividades objetivaram apresentar informações sobre o contexto arqueológico regional, promovendo discussões a respeito de sua valorização e preservação. Buscou-se, assim, sensibilizar e conscientizar os envolvidos para a importância dos sítios arqueológicos como pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro.

SOLICITE ORÇAMENTO