Espaço Arqueologia promove Fóruns de Debate no sudoeste do Paraná

Fóruns de Debate sobre Arqueologia e Patrimônio Cultural acontecem na próxima semana
18 de maio de 2018
Monitoramento Arqueológico no município de Realeza, Paraná
30 de maio de 2018

A equipe de colaboradores da Espaço Arqueologia esteve nos municípios de Capitão Leônidas Marques e Realeza, Paraná, para a mediação de dois Fóruns de Debate, um em cada município. O objetivo dos encontros, que aconteceram nos dias 21 e 22 de maio de 2018, foi realizar a extroversão dos resultados parciais das pesquisas que vêm sendo realizadas na área contemplada pela implantação da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, assim como discutir junto à comunidade soluções para a preservação do patrimônio cultural regional. O Programa de Educação Patrimonial está atendendo escolas dos municípios abrangidos pelo empreendimento desde março deste ano.
No primeiro dia, as atividades se concentraram em Capitão Leônidas Marques, onde, pela manhã, a equipe cedeu entrevistas para duas emissoras radiofônicas locais, dentre elas a rádio Hawai e a Interativa FM, ambas representadas pelo repórter Rui Castro.
No período da noite, o Fórum foi iniciado com a introdução do contexto arqueológico da região, onde houve o esclarecimento das diferenças entre arqueologia e paleontologia. Em seguida, foram socializados detalhes das pesquisas abordando arqueologia e patrimônio cultural imaterial existentes no município.
O diálogo gerou resultados promissores. A equipe da Espaço Arqueologia se comprometeu, ao término da pesquisa, em contribuir com o registro da história de Capitão Leônidas Marques, escrevendo um capítulo do livro sobre a trajetória do município, que está em fase de finalização. Foram sugeridas outras atividades futuras, que visem a valorização do patrimônio arqueológico, o que inclui a criação de espaços de memória e o estudo e musealização do sítio BI01-CLM-ST, composto por gravuras rupestres.
Cerca de 60 pessoas participaram ativamente do evento, entre gestores públicos, estudantes do ensino médio e o público geral.
Já no segundo dia, agora na Casa da Cultura de Realeza, houve um bate-papo com os jovens presentes. Aproximadamente 20 pessoas compareceram no evento, onde foram tratados assuntos relativos aos processos de licenciamento em que a arqueologia está envolvida, assim como detalhes dos 18 sítios que foram identificados na região e atualmente estão na fase de resgate.
Em paralelo, nas imediações das salas onde ocorreram os fóruns, foi montada a exposição fotográfica “Doces Saberes: Um Passeio pela Culinária Regional”, onde imagens mostravam fases diferentes da produção de pratos típicos do oeste paranaense.
Os eventos realizados foram divulgados pela equipe de comunicação da Espaço Arqueologia através de convites virtuais enviados por e-mail e publicados nas redes sociais, matéria jornalística e chamada veiculada por carro de som nas ruas dos municípios.
Estiveram envolvidos nas atividades a cientista social Tade-Ane Amorim, os arqueólogos Jedson Francisco Cerezer e Cauê Cardoso, e a antropóloga Bruna Donato. Segundo os colaboradores, os resultados das atividades foram positivos, pois o público esteve sempre muito participativo e engajado nas questões que envolvem o patrimônio cultural regional.

SOLICITE ORÇAMENTO