Monitoramento Arqueológico na área de duplicação da rodovia BR-280

Pós-graduação em Arqueologia será oferecida em Santa Catarina
30 de agosto de 2017
Educação Patrimonial discute licenciamento ambiental e arqueologia
5 de setembro de 2017

Na região norte de Santa Catarina, mais de 60 sítios arqueológicos do tipo Sambaqui foram mapeados desde a década de 1940. Esses sítios, em geral, são monumentais, ocupando locais de destaque na paisagem da Baía da Babitonga.
Destes mais de 60 sítios, três estão localizados nas áreas de influência direta das obras de duplicação da BR-280, objeto de monitoramento arqueológico feito pela equipe da Espaço Arqueologia. Além destes, outros sítios pré-coloniais e históricos foram mapeados na área de influência da rodovia.
O monitoramento arqueológico, de forma objetiva, consiste em atividades de acompanhamento integral e sistemático das obras de instalação de empreendimentos diversos, cujo objetivo consiste em evitar que danos sejam causados ao patrimônio arqueológico.
As atividades de monitoramento nas áreas de duplicação da BR-280 não evidenciaram, até o momento, novos sítios arqueológicos entre as cidades de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, estado de Santa Catarina. No entanto, na etapa anterior da pesquisa – diagnóstico e prospecção – foram encontrados, além dos três sítios sambaqui, um sítio com casas subterrâneas e cinco sítios históricos.
Sítios do tipo sambaqui são caracterizados pelo acúmulo de conchas, onde são encontrados vestígios de alimentação, fogueiras, e enterramentos humanos. Os povos que habitaram esses sítios foram denominados como sambaquieiros. Estes viviam da pesca, confeccionavam artefatos líticos polidos, mas não produziam material cerâmico. Ocupavam o litoral norte do Estado há aproximadamente 5 mil anos. Os sítios com casas subterrâneas são ocupações que denotam a presença de grupos Jê, caracterizados pelas cerâmicas e materiais líticos lascados. Em Santa Catarina, os sítios com casas subterrâneas são encontrados com maior frequência na região do planalto, sendo que os mais antigos datam de 1400 anos A. P.. Já os sítios históricos, consistem em ruínas e/ou escombros de edificações do início do século XX, que serviram como moradia, olaria e estação ferroviária, portanto, relativamente recentes.

SOLICITE ORÇAMENTO