Educação Patrimonial discute licenciamento ambiental e arqueologia

Monitoramento Arqueológico na área de implantação da CGH Fazenda Modelo
31 de agosto de 2017
Educação Patrimonial em escolas do Sudoeste do Paraná
6 de setembro de 2017

Pesquisadores da Espaço Arqueologia realizaram, na semana de 28 de agosto a 1º de setembro, Diagnóstico e Prospecção Arqueológica na área de implantação da PCH Três Capões, no município de Guarapuava, Estado do Paraná.
Avaliando as potencialidades da região, fortemente vinculadas a atividades de manejo florestal e agricultura, que no momento vivencia a instalação de empreendimentos de infraestrutura, a equipe priorizou a educação patrimonial voltada a profissionais que atuam em atividades com potencial impactante e de estudos ambientais.
Desta forma, o programa começou pelo Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro (CEEP), onde a atividade foi realizada com alunos do 3º Ano do Ensino Médio Profissionalizante em Manejo Agrícola. Na sequência, a equipe desenvolveu trabalho educativo no Colégio Francisco Carneiro Martins, com alunos dos 1º e 2º anos do Curso Técnico em Meio Ambiente. Por fim, a convite do Prof. Pedro França Júnior, do Curso de Geografia da UNICENTRO, o encontro ocorreu com alunos dos cursos de Geografia e Química daquela Universidade.
Primeiramente, foi apresentado o campo de atuação da arqueologia, seus métodos, aspectos sobre a ocupação pré-colonial na região, com o uso de materiais didáticos multimídia e maquete, bem como a sua inserção no licenciamento ambiental. A abordagem proposta suscitou uma série de questionamentos, o que possibilitou uma discussão profícua, considerando os objetivos estabelecidos em cada um dos três estabelecimentos de ensino do município. O professor França Júnior destacou: “O encontro foi muito importante, pois possibilitou aos acadêmicos de Geografia um contato com uma temática não abordada no curso, no entanto, de grande relevância para o desempenho da função no contexto do licenciamento ambiental”.

SOLICITE ORÇAMENTO