Luiz Oosterbeek e a Gestão do Patrimônio Cultural

Setembro de 2018 está terminando com um saldo positivo para a Espaço Arqueologia.
Além de ter sido o mês em que completou 7 anos de história, os colaboradores e estudantes da Pós-Graduação em Arqueologia da Faculdade Capivari, FUCAP, tiveram a felicidade de receber o professor Luiz Oostebeek.
Oosterbeek é membro do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas da UNESCO, e atua na coordenação de diversos projetos pelo mundo, principalmente na região do Médio Tejo, em Portugal. Natural da Holanda, é pesquisador das áreas de pré-história e arqueologia há mais de 30 anos.
O conteúdo contemplado nos 4 dias de aulas foi denso, envolvendo questões que tangem estratégias de gestão do patrimônio cultural em contextos adversos, exemplificados durante o curso. Localizada no município de Capivari de Baixo, a instituição que oferece a especialização tem parceria acadêmica com a Espaço Arqueologia, Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e Instituto Terra e Memória (ITM).
Na oportunidade de sua visita, os pesquisadores da Espaço Arqueologia buscaram estreitar laços ao arquitetarem projetos futuros envolvendo instituições do Brasil e de Portugal.
Em paralelo, a equipe de comunicação interna da empresa produziu uma entrevista com o docente. A conversa envolveu temas atuais como os desafios da gestão do patrimônio cultural, a situação do Museu Nacional do Rio de Janeiro, e a arqueologia de contrato no Brasil. O vídeo já está disponível no YouTube, para assistir clique aqui. 
No último dia da disciplina, Oosterbeek recebeu de presente uma caricatura em nome da turma, criação do artista Neuri Jorge Reolon, e os dois últimos livros publicados pela Espaço Arqueologia em 2018, envolvendo pesquisas no Estado de Rondônia.