Fórum de debates discute patrimônio cultural com comunidade do norte do Paraná

Arqueólogo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ministra aulas na FUCAP
25 de outubro de 2017
Pesquisadores da Espaço Arqueologia participam de colóquio de arqueologia na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)
7 de novembro de 2017

Cerca de 120 moradores e demais pessoas interessadas em conhecer sobre os vestígios pré-coloniais nas imediações da região contemplada pela Linha de de Transmissão 230 kV Andirá Leste – Seccionamento (Assis – Salto Grande) participaram na noite de 24 de outubro, do Fórum de Debates sobre Patrimônio Cultural, realizado no Cine Teatro São Carlos, no município de Andirá, Paraná.
Previsto no projeto de educação patrimonial, realizado desde abril deste ano, o evento ampliou o vínculo dos moradores com os bens culturais da região. Autoridades locais também prestigiaram o fórum. Estiveram presentes a prefeita Ione Abib e a Secretária de Educação e Cultura, Professora Sirlei de Freitas Aguiar. Participaram também diretores de escolas, estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de professores que receberão certificado por parte da secretaria de educação.
O empreendimento abrange os municípios de Cambará, Barra do Jacaré e Andirá. No cenário das investigações, as pesquisas em curso encontraram, até o momento, três sítios arqueológicos. Dois estavam na área de influência da linha de transmissão e devem ser resgatados na etapa seguinte.
A fim de articular estratégias que divulgassem o fórum, contataram-se gestores municipais e meios de comunicação de Andirá, como a Secretaria de Educação e Cultura, Casa da Memória Roberto Simoni, Rádio Timburi, Câmara dos Vereadores e Cinema. Por meio deste trabalho, para uma comunicação eficaz, confeccionou-se um informativo, assim como foram veiculadas chamadas através de carros de som, forma bastante utilizada em muitas cidades para atingir, de modo direto, o público-alvo. Além disso, no mesmo dia, as realizadoras Doutora Tade-Ane Amorim e Mestra Bruna Donato reforçaram o convite na Rádio Timburi FM em entrevista na emissora.
As mediadoras aproveitaram para ampliar o diálogo e pontuar questões acerca de legislação, tecnologia lítica e patrimônio cultural.

SOLICITE ORÇAMENTO