Estudo de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico é realizado em Pequena Central Hidrelétrica na região central do Paraná

Equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia realizam pesquisa em Barbosa Ferraz e Godoy Moreira – PR.

A região central do Paraná é objeto de pesquisas arqueológicas ao longo de várias décadas, no entanto, nos últimos anos, com a implantação de obras de infraestrutura, em especial, do setor elétrico, estas pesquisas vêm sendo intensificadas. Os estudos têm identificado um grande número de sítios arqueológicos que reforçam a hipótese de que populações já ocupavam esta região há milhares de anos.

A equipe coordenada pelo arqueólogo Valdir Luiz Schwengber está realizando o estudo de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico da PCH Patrimônio, que será implantada nos municípios de Barbosa Ferraz e Godoy Moreira – PR. A pesquisa contou inicialmente com levantamentos bibliográficos e documentais na etapa de projeto e agora, segue com levantamentos prospectivos em campo, além de entrevistas com moradores das localidades onde o empreendimento será instalado.

Estas investigações que compõem os estudos para o licenciamento ambiental da PCH Patrimônio ampliam, de forma contundente, a compreensão sobre a dinâmica do território e a marcante presença da ocupação humana no Estado do Paraná.