Educação Patrimonial com estudantes em escola municipal de Curitiba

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Geralmente, os projetos de pesquisa arqueológica são desenvolvidos em áreas distantes dos grandes centros. Por possuírem grandes porções de seu território ocupadas por atividades essencialmente urbanas, como grandes áreas comerciais e residenciais, dispõem de poucos espaços para o estabelecimento de grandes empreendimentos, como hidrelétricas e linhas de transmissão de energia. Nestas cidades, atividades de cunho educativo envolvendo o patrimônio cultural no âmbito de pesquisas arqueológicas, acabam ficando mais restritas aos ambientes acadêmicos e órgãos administrativos. Sendo assim, o desenvolvimento de uma pesquisa arqueológica em área urbana representa uma boa oportunidade para trazer o assunto até a comunidade onde a pesquisa está sendo realizada.
Neste sentido, a execução do Programa de Diagnóstico e Prospecção Arqueológica na Área de Implantação do Supermercado Angeloni, à ser instalado no Bairro Bom Retiro, município de Curitiba, mostrou-se como uma excelente oportunidade para a promoção de atividades envolvendo a temática da arqueologia e patrimônio cultural junto aos moradores e escolas do Bairro Bom Retiro. Em campo, as atividades de prospecção não revelaram a identificação de vestígios arqueológicos de origem pré-colonial, sendo que o terreno onde será implantado o empreendimento conta ainda com remanescentes de antigas edificações do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, o qual funcionou neste local no período compreendido entre os anos de 1940 a 2012.
Sendo assim, foram realizadas atividades educativas junto aos alunos de quatro turmas do 5º ano, matutino e vespertino da Escola Municipal Mirazinha Braga, sediada no Bairro Bom Retiro, localizado na região central da capital paranaense. As atividades contaram com a realização de aulas dialogadas envolvendo a temática da arqueologia, as etapas da pesquisa arqueológica nos processos de licenciamento ambiental e também abordando os principais elementos do Patrimônio Cultural regional. Na ocasião, foram utilizadas imagens e textos organizados em slides e projetados em tela, além de materiais didático-informativos que foram distribuídos aos alunos e professores participantes, tratando das etapas da pesquisa arqueológica e dos aspectos culturais ligados aos principais grupos humanos que habitaram o planalto meridional brasileiro no período pré-colonial.
Durante as atividades, os alunos das turmas de 5º ano demonstraram muita curiosidade e interesse pela arqueologia, destacando a importância da preservação do Patrimônio Cultural.  Sendo assim, a realização de atividades educativas envolvendo as pessoas que residem nos grandes centros, bem como, envolvendo a comunidade escolar, representa uma importante ferramenta de promoção do conhecimento e da necessidade de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

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