Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico é realizado nos municípios de Pinhão, Inácio Martins e Cruz Machado, no Paraná.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A pesquisa teve como resultado a identificação de um novo sítio arqueológico.

Localizada nas cidades de Pinhão, Inácio Martins e Cruz Machado, a área de influência da PCH Foz do Turvo foi objeto de pesquisa da equipe da Espaço Arqueologia.

A obra é considerada de médio porte e requer uma série de intervenções no solo, subsolo e na vegetação existente na área, além disso, os municípios de Pinhão e Cruz Machado possuem um potencial arqueológico muito alto, pois, somados, possuem cerca de 92 sítios arqueológicos registrados. Juntando estes dois fatores, a execução de um estudo arqueológico torna-se indispensável. Estudo que definirá se a obra irá ou não causar impacto a possíveis artefatos arqueológicos presentes em sua área de implantação.

A Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico se deu por meio de caminhamentos sistemáticos, escavação de poços-teste e conversas com moradores das localidades próximas ao empreendimento, a fim de levantar informações e divulgar a pesquisa.

Como resultado, foi registrado um sítio arqueológico lítico a céu aberto, localizado nas margens de um curso d’água afluente do Rio Areia. Os tipos de vestígios materiais e a localização do sítio indicam que os artefatos teriam sido produzidos por grupos caçadores-coletores, o que poderá ser melhor elucidado por meio de resgate arqueológico e análise do material.