Seminário debate e celebra os 80 anos do Patrimônio Nacional de Ouro Preto

Monitoramento Arqueológico no sudoeste do Paraná
10 de julho de 2018
Pós-Graduação em Arqueologia recebe: Marlon Pestana
18 de julho de 2018

Ouro Preto foi uma das primeiras cidades a ser reconhecida como patrimônio nacional, tendo seu Conjunto Arquitetônico e Urbanístico tombado em 1938, um ano após a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Nos dias 10 e 11 de julho, a antropóloga e pesquisadora da Espaço Arqueologia Bruna Donato aproveitou as férias na histórica cidade de Minas Gerais para participar do seminário “80 anos de Ouro Preto Patrimônio Nacional: Desafios e Perspectivas”.
Com a integração dos conceitos de patrimônio material e imaterial, foram propostas reflexões sobre os desafios da proteção desse patrimônio. O papel da União, dos órgãos governamentais e as políticas públicas necessárias para salvaguarda da memória, assim como a atuação dos museus como agentes da preservação e cultura popular e patrimônio nas cidades contemporâneas, foram alguns dos temas discutidos pelos convidados.
O encontro faz parte da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, evento que acontece neste mês Julho e tem o apoio do IPHAN, que também promoveu os debates sobre o futuro do patrimônio da cidade mineira.
O festival, desenvolvido desde 2004, conta uma programação rica envolvendo shows, oficinas, teatro, exposições, gastronomia e acontece até dia 22 de julho.

SOLICITE ORÇAMENTO