Pesquisa Arqueológica nos municípios de Prudentópolis e Turvo, no Paraná

Pesquisa Arqueológica no Litoral Sul de Santa Catarina
13 de outubro de 2021
Dois sítios arqueológicos inéditos são identificados em Santa Catarina
13 de outubro de 2021

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Projeto foi desenvolvido no vale do Rio Marrecas

O rio Marrecas faz parte da Bacia hidrográfica do rio Paraná, e possui sua nascente localizada próxima à transição do segundo e terceiro planalto paranaense, percorrendo seu curso até desaguar no rio Ivaí que, por sua vez, deságua na margem esquerda do Paraná. Em seu trajeto, o afluente transpassa o território dos municípios de Guarapuava, Turvo e Prudentópolis.

Formado naturalmente, o ambiente no entorno do rio é composto por variadas formas de relevo, contando com vales encaixados, áreas de terraços fluviais e colinas abrigadas de inundações. Além disso, observa-se outros elementos naturais como a flora, a fauna, assim como a formação de praias de seixos no leito do rio e afloramentos rochosos situados nas partes mais altas e afastadas do rio. Contexto esse que constituem fontes de coleta de matéria-prima para a elaboração de instrumentos líticos, servindo de atrativo para o estabelecimento de grupos humanos desde tempos remotos.

Nos últimos anos, esse ambiente tem recebido diversos projetos de pesquisas arqueológicas ligadas aos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos dos setores de geração e distribuição de energia elétrica. Estes projetos estão trazendo resultados interessantes sobre a ocupação humana da região, por meio do registro e estudo de diversos sítios arqueológicos identificados, atestando o alto potencial arqueológico da região.

Nos estudos já realizados nos municípios de Prudentópolis e Turvo, no Paraná, foram identificados e escavados alguns sítios arqueológicos com cultura material composta por artefatos líticos e vestígios de materiais cerâmicos, contribuindo para o conhecimento sobre o modo de vida dos grupos humanos que habitaram a região no passado.

Dentro deste panorama, foi realizada a etapa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação da LT 138 KV PCH Confluência – SE Faxinal da Boa Vista, a ser instalada nos municípios de Prudentópolis e Turvo, Estado do Paraná. As áreas da linha de transmissão foram objeto de investigações executadas na superfície e na subsuperfície do terreno, por meio de técnicas de pesquisa como linhas de caminhamentos e a escavação de poços-teste com até 70 cm de profundidade, escavados com cavadeira articulada nas áreas que receberão as torres da linha de transmissão. Como resultado da pesquisa realizada, não foram encontrados vestígios arqueológicos, no entanto, a realização desta pesquisa contribuiu para o atendimento da legislação vigente e a preservação do patrimônio arqueológico.

Outras ações relevantes dentro de uma pesquisa, são as atividades educativas, que possuem a finalidade de divulgar e promover a preservação do patrimônio arqueológico. Neste sentido, os arqueólogos realizaram visitas aos moradores das comunidades próximas ao empreendimento para estabelecer um diálogo sobre a pesquisa e seus resultados, primando sempre pelos protocolos de saúde em função da pandemia. Aos participantes das atividades educativas, foram distribuídos materiais informativos constituídos por dois folders, sendo o primeiro composto por informações relacionadas ao desenvolvimento das pesquisas arqueológicas no âmbito do licenciamento ambiental de empreendimentos; e, o segundo tratando dos principais aspectos culturais, relacionados aos grupos humanos que habitaram o planalto meridional brasileiro no período pré-colonial.

Estas ações objetivaram a promoção da socialização dos resultados das pesquisas arqueológicas junto à comunidade, despertando o interesse pelo tema e a necessidade de preservação do patrimônio arqueológico e cultural.
SOLICITE ORÇAMENTO