Espaço Arqueologia recebe prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Espaço Arqueologia realiza estudo em Garuva/SC
16 de dezembro de 2021
Estudo arqueológico é realizado no vale do Rio Perequê, litoral norte catarinense
12 de janeiro de 2022

Projeto “As benzedeiras de Florianópolis: inventariando saberes” foi contemplado na 32ª edição da premiação

Em novembro de 2021 a Espaço Arqueologia recebeu a placa Rodrigo Melo Franco de Andrade, que legitima a participação do grupo de pesquisa num dos mais renomados prêmios promovidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Há 34 anos a premiação reconhece, em nível nacional, 10 ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro . Dentre os contemplados, está o projeto “As benzedeiras de Florianópolis: inventariando saberes”, idealizado pela então colaboradora da Espaço ArqueologiaDra. Tade-Ane Amorim e realizado pela equipe de pesquisa Bruna Donato de Oliveira, Fernanda da Silveira de Souza e Valdir Luiz Schwengber. O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elizabeth Anderle 2017 e recursos aportados pela empresa.

Os resultados surpreendentes da pesquisa motivaram a sua continuidade. No fim de 2019 a equipe, que mapeou ao todo 19 benzedeiras e benzedores ativos na capital catarinense, recebeu o reforço da atual colaboradora, Dra. Manuela Diamico, que continua ainda hoje no projeto.

O sincretismo religioso foi uma das principais características identificadas pelo projeto, que continua tendo desdobramentos dada a grande repercussão que o projeto tomou, principalmente nas redes sociais.

O prêmio leva o nome de um importante personagem na história da instituição que promove a valorização de saberes como os das benzedeiras, considerado um bem material imaterial. Além de contribuir para o fortalecimento do IPHAN entre as décadas de 30 e 60, a experiência jornalística de Rodrigo também foi usada na instituição, na criação da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a fim de divulgar as ações do então SPHAN.

Você conhece alguma benzedeira ou benzedor em Florianópolis? Quer entrar em contato?

Atualmente as pesquisadoras Tade-Ane Amorim e Manuela Diamico continuam o mapeamento, agora com o suporte do prêmio Elizabeth Anderle de 2021. Contatos: insta: @benzedeirasdelorianopolis2 – e FaceBook: @benzedeirasdeflorianopolis
SOLICITE ORÇAMENTO